Dear Mr. Watterson: um documentário para todo fã de Calvin e Haroldo

dear mr watterson
Não há dúvidas que Calvin, o menino com imaginação fértil que vive várias aventuras ao lado de Haroldo, seu tigre de pelúcia, cativou pessoas do mundo todo e de várias idades. A criação do cartunista Bill Watterson influenciou não só a vida de muitos, mas também o modo como os quadrinhos são concebidos hoje. Calvin e Haroldo foi e ainda é um grande fenômeno mundial, mesmo após quase 15 anos de sua última tirinha.

Calvin e Haroldo é uma tirinha que aborda a infância em todo sua pureza e subjetividade, mas que pode ser lida em outras camadas, que direcionam críticas à sociedade e a diversos aspectos das relações humanas. Qualquer pessoa pode entender e gostar de Calvin e Haroldo, e talvez isso que o faz tão especial. Há uma espécie de sentimento que todo fã conhece: é um misto de inspiração, alegria e às vezes até melancolia.

Pensando justamente nisso é que o diretor Joel Allen Schroeder teve a ideia para o documentário Dear Mr. Watterson, em que decide investigar o impacto de Calvin e Haroldo na vida de fãs, desenhistas e especialistas. O próprio diretor aparece no documentário contando um pouco sobre suas experiências de leitura, e como as tirinhas marcaram sua infância e influenciaram na pessoa que ele é hoje.

Schroeder faz uma viagem por Columbus, a cidade natal de Watterson. Podemos ver lugares importantes de sua vida, a biblioteca que ele frequentava e até o depósito no Museu e Biblioteca Billy Ireland, onde todos os seus originais estão guardados e disponíveis para visitação de fãs e pesquisadores. Desenhos do começo da sua carreira, antes mesmo do nascimento de Calvin and Hobbes, também são exibidos e, através deles, podemos conferir a evolução do talento do cartunista ao longo do tempo.

O ponto alto dessa empreitada fica por conta das imagens das paisagens que serviram de inspiração e referência para Bill ilustrar as tirinhas. Impossível não se emocionar ao ver o bosque por onde Calvin passeava com seu amigo de pelúcia. As cores, as árvores, o rio, as folhas, as pedras… está tudo lá, exatamente como nos quadrinhos. Só assim para termos noção do imenso trabalho e dedicação que Watterson empenhou para retratar no papel toda a beleza e sutiliza do mundo que nos cerca.

Outro aspecto abordado no documentário diz respeito as possíveis motivações e explicações que guiaram determinadas escolhas do cartunista. Além de ser recluso socialmente (por não dar entrevistas ou aparecer em público) ele sempre adotou um posicionamento claramente anti-merchandasing. Esse comportamento gera até hoje muita polêmica e foi motivo de calorosas discussões entre ele e a Universal Uclick, empresa detentora dos direitos de sua obra.

O filme é recheado de entrevistas interessantes com diversos fãs, cartunistas e profissionais da área que discutem a importância da obra de Watterson e o posicionamento polêmico do autor, tentando desvendar quais eram suas inspirações e motivações. Podemos conhecer a opinião de pessoas relevantes do universo dos quadrinhos, como com Seth Green (criador da série Robot Chicken), Jean Schulz, (ex-mulher de Charles M. Schulz, criador de Snoopy), Charles Solomon, famoso crítico americano de quadrinhos, Berkeley Breathed criador de Bloom Country e que costumava trocar cartas com Bill, além do próprio diretor da Universal, Lee Salem.

Berkeley Breathed afirma que Bill tinha total aversão ao sindicato dos quadrinistas americanos e que por diversas vezes escreveu cartas e desenhou tirinhas que criticavam a maneira como as criações e seus criadores eram tratados por eles. Não é à toa que Bill acreditava que sua arte perderia toda a essência e significado se seus personagens fossem licenciados, e que, como forma de arte, seus quadrinhos deveriam ser tratados e respeitados como tal.

Dear Mr. Watterson: Na Explanation of Calvin & Hobbes é rico em detalhes e é um indispensável para todos aqueles que são fãs das estripulias de Calvin e seu fiel amigo tigre Haroldo. O documentário pode ser encontrado no Netflix. Vale a pena conferir, afinal é muito gratificante acompanhar a trajetória do trabalho de um homem extremamente talentoso e que sempre se manteve fiel a seus ideais e ao mundo que criou.

Dear Mr. Watterson (EUA- 2013)
Avaliação enquadradinhos: Bom
Direção: Joel Allen Schroeder
Elenco: Berkeley Breathed, Seth Green, Stephan Pastis, Bill Amend, Jef Mallet, Lee Salem, Wiley Miller, Nevin Martell, Jean Sculz, Charles Solomon, Jenny Robb
Duração: 89 min.

Deixe um comentário